Manifestação contra cortes das bolsas capes

No dia 06 de dezembro de 2022, o governo federal do ainda presidente Jair Bolsonaro alterou o decreto 11.269, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma de execução mensal de desembolso do Poder Executivo Federal. Esta nova versão do decreto bloqueou as mais de 200 mil bolsas concedidas pela CAPES. Novamente o governo Bolsonaro  procede no desmonte da educação pública brasileira iniciado em 2016 e aprofundado a partir de 2018.

O Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco é composto por 120 discentes, dos quais 25 são bolsistas CAPES. Nossos estudantes bolsistas se dedicam exclusivamente às atividades do programa e ao desenvolvimento da sua pesquisa, que culmina com, mas não se reduz, à escrita de dissertações e teses. Este regime de dedicação exclusiva é condição imposta pela Capes para o recebimento das bolsas. Essa condição é compartilhada com outros pós-graduandos bolsistas em todo Brasil. São estudantes e trabalhadores, dos quais depende 80% da pesquisa realizada no Brasil, que por sua vez, dependem integralmente do das bolsas para moradia, alimentação e transporte.

O Programa de Pós-graduação em História, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) manifesta seu repúdio aos cortes realizados  pelo governo Bolsonaro, no apagar das luzes de sua gestão tenebrosa, nas verbas da Capes e apoio à paralisação nacional dos pós-graduandos, organizada pela ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), a partir do dia 8 de dezembro de 2022, que reivindicam o pagamento imediato das suas bolsas de estudos, após o confisco dos recursos do Ministério da Educação, realizado pelo governo Bolsonaro.

Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Recife, 08 de dezembro de 2022

capes bolsas discentes