pgh

UFRPE sedia a IV Reunião Acadêmica do NZWG-ICAZ

Um grande encontro com renomados pesquisadores sobre temas transversais da zooarqueologia neotropical.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, através do Programa de Pós-graduação em História e do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica do Departamento de História, sediará entre os dias 27 e 29 de outubro de 2021 a IV REUNIÃO ACADÊMICA DO NZWG-ICAZ (Grupo de Trabalho de Zooarqueologia Neotropical – International Council for Archaeozoology) com o tema “Zooarqueologia, sociedades tradicionais, biodiversidade e mudanças climáticas: perspectivas integradoras entre passado e futuro” que acontecerá de modo inteiramente virtual.

Com 45 apresentações orais e 10 posters divididos em 8 sessões, a reunião tem participantes de 12 países, na maior parte pesquisadores confirmados, mas também muitos estudantes de graduação e pós-graduação.

Os ouvintes podem se inscrever até o dia do evento gratuitamente pelo site: www.nzwg2021.com. Por razões de segurança virtual, apenas pessoas cadastradas poderão entrar na sala de apresentação. A inscrição para ouvintes é gratuita, mas obrigatória. Os ouvintes receberão certificados caso participem de, ao menos, 75% do evento.

A IV Reunião Acadêmica do NZWG-ICAZ contará com traduções simultâneas ao vivo (espanhol e inglês) durante todas as sessões e conferências. Todos os horários da programação são na hora de Brasília, fuso horário UTC-3.

Ao final dos dois primeiros dias do encontro, a reunião contará com conferências de renomados pesquisadores com temas transversais a zooarqueologia neotropical: a palestra do primeiro dia, quarta-feira 27 de outubro, com o Dr. Felipe F. Vander Velden (Universidade Federal de São Carlos, Brasil) abordará o tema “Pelas mãos dos brancos: estranhamento e convivialidade entre animais exóticos e povos indígenas nas terras baixas da América do Sul” e no segundo dia, quinta-feira, 28 de outubro, a Dra. Ana Lúcia do Nascimento Oliveira (UFRPE, Brasil) proferirá a palestra "Arqueologia de Pernambuco: um panorama geral". Todas as palestras serão transmitidas através do aplicativo Zoom, em seu idioma original, e retransmitidas simultaneamente pelo canal no Youtube do Programa de Pós-Graduação em História (PGH-UFRPE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. (https://www.youtube.com/channel/UCGUBJl2x2dh6PjAgNiCyr-w)

Para o fechamento da reunião, no último dia, será realizada uma mesa redonda colaborativa chamada “Zooarqueologia em tempos de pandemia e a comunidade de pesquisadores nos neotrópicos” para um debate democrático amplo em relação aos últimos dois anos e sobre as perspectivas futuras do NZWG no contexto mundial atual

Virtual -