Este Projeto de Pesquisa tem, então, como objetivo central estudar e conhecer o cotidiano de formação e atuação destes professores nativos em Angola nas comunidades rurais, sob os cuidados dos missionários que assumiram a missão de assimilar e formar professores a serviço do colonialismo. A meta é conhecer a organização e atuação da educação colonial portuguesa em África, especificamente em Angola, no período que vai da ascensão do Estado Novo, entre 1933, a 1961, quando ocorre a guerra de libertação. No âmbito desta política educativa, esperasse analisar e conhecer, particularmente, as propostas escolares e curriculares impostas pelo Império Português para a formação dos professores nativos das comunidades rurais, abordando as formas de escolha destes jovens que se tornariam professores, seus ensinamentos na metrópole e na colônia e suas formas de comunicação com a sua comunidade no processo de assimilação do colonialismo.

Docente Responsável: Giselda Brito Silva