Este Projeto tem como objetivo geral realizar pesquisas sobre a trajetória do patrimônio cultural de ciência e tecnologia no Estado de Pernambuco, no século XX, a fim de analisar as iniciativas de musealização deste patrimônio e as modificações no próprio conceito de patrimônio e de museu então em vigor. Para tanto, tem como objetivos específicos: ? Analisar os conceitos de ciência, tecnologia e PCCT, a fim de contribuir para a formulação de marcos teóricos relevantes para a temática e delimitar suas fronteiras conceituais em relação ao patrimônio universitário e o patrimônio industrial. ? Analisar, no âmbito estadual, a trajetória das instituições de educação, de pesquisa e museológicas no que diz respeito à preservação, ou descarte, do PCCT, identificando valores e conceitos de museu e de patrimônio relacionados com essa trajetória. ? Analisar, transversalmente, os processos sociopolíticos relativos à C&T, aos museus de C&T e ao ensino de C&T na área das engenharias e a preservação dos acervos que influenciam a utilização de novas práticas e equipamentos no cotidiano das atividades museológicas. ? Analisar as ações de preservação do patrimônio cultural de ciência e tecnologia na UFPE, a partir dos seus documentos legais, como também por iniciativas individuais de coleta, guarda e divulgação de coleções visitáveis e museus.

Docente Responsável: Emanuela Sousa Ribeiro