Informe sobre o Processo Seletivo 2015.2
Inscrições:
JUNHO de 2015, com provas em julho de 2015, ingresso em agosto de 2015.
Documentação necessária:
- Diploma de Graduação (ou declaração da coordenação do curso de que é aluno concluinte em 2014.2).
- Histórico Escolar da graduação.
- Currículo Lattes.
- Projeto de Pesquisa no seguinte formato:
título e subtítulo (se houver);
autor;
justificativa (com definição do problema de pesquisa e linha de pesquisa);
objetivos (geral e específicos);
referencial teórico (indicando a metodologia de pesquisa);
cronograma de execução;
fontes de pesquisa;
referências bibliográficas.
O texto do projeto deve seguir a formatação:
página A4;
margens de 2,5 cm;
fonte Arial 11;
espaçamento 1,5;
citações no sistema autor-data;
com até 15 páginas.
BIBLIOGRAFIA indicada para a Prova Escrita de Conhecimento Historiográfico dos candidatos da
LINHA 1: CULTURA, MEMÔRIA E PATRIMÔNIO
LE GOFF, Jacques. História. In: História e Memória. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1990.
HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em Processo: trajetória da Política Federal de Preservação do Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente, séculos XVIII XXI: do monumento aos valores. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.
OLIVEIRA Lucia Lippi. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
BIBLIOGRAFIA indicada para a Prova Escrita de Conhecimento Historiográfico dos candidatos da
LINHA 2: POLÍTICA, INSTITUIÇÕES E IDENTIDADE
CARVALHO, José Murilo. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
GUINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos; CARVALHO, Marcus Joaquim de. O Alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico Negro (c.1822-c.1853). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BIBLIOGRAFIA indicada para a Prova Escrita de Conhecimento Historiográfico dos candidatos da
LINHA 3: ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURAL REGIONAL
BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental). São Paulo: Cortez, 2004.
CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó: Argos, 2004
Arquivo para download: https://drive.google.com/open?id=0BxSg8d-jYAEbdklfVFBHcUF3bmM