cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Infraestrutura | Programa de Pós-graduação em História

Infraestrutura

Os docentes e discentes do PGH compartilham o espaço físico de diversos laboratórios da UFRPE para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisas. São eles:

 

Memorial da UFRPE - Site: www.memorial.ufrpe.br

Localização: O Memorial da UFRPE está localizado no Campus de Dois Irmãos, na Casa Ivan Tavares. Esta edificação histórica da UFRPE, onde residiu o professor que a nomeia, foi restaurada e adaptada para abrigar o acervo histórico da universidade e exposições museológicas.

Espaço físico: O Memorial da UFRPE cerca de 150m2 divididos em: duas salas de exposição, duas salas administrativas, reserva técnica, copa, banheiros.

Equipamentos e recursos: O espaço dispõe de quatro computadores, duas impressoras multifuncionais, projetor digital, TV digital de 38', câmera fotográfica digital, filmadora digital, scanner de mão, acesso a internet, wifi e ramal telefônico.

Documentação/ acervos: O acervo museológico do Memorial da UFRPE é composto por mais de 200 objetos tridimensionais, 2.000 documentos em papel, acervo bibliográfico de obras raras e fotos. No acervo tridimensional temos objetos como o mobiliário e instrumentos de pesquisa de diferentes momentos do século XX. No acervo de documentos temos livros de registros e administrativos de diferentes momentos da instituição. O acervo de foto retrata diversos espaços e atividades da universidade, em seus diferentes campis. Todos este material ligados a história da UFRPE tem permitido o desenvolvimento de estudos sobre a história da universidade, da história da educação e sobre o patrimônio histórico cultural em Pernambuco.

Usos do espaço e documentação: A sala Principal de exposição de longa duração do que apresenta a história da UFRPE através de objetos, documentos e imagens significativos de seu acervo. A sala secundária é utilizada para apresentar exposições temporárias que retratam os resultados de pesquisas de grupos de pesquisa da universidade.

As salas de administrativas são utilizadas para atividades dos pesquisadores e bolsistas ligados Laboratório de Pesquisa e Intervenção em Patrimônio Cultural e Memória Social (Lepam). Para a realização de reunião de pesquisadores e para o desenvolvimento de diferentes projetos.

Núcleo de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (NEPARQ)

Localização: localizado no NUPESQ - DLCH

Espaço físico: O NUPESQ possui uma sala de análise de materiais arqueológicos, uma sala de reserva técnica, uma sala para estudos e discussões. Possui uma biblioteca com cerca de 500 títulos de arqueologia e Pré-história adquiridos durante os projetos de pesquisas.

Equipamentos e recursos: Dispõe de dois computadores de mesa, dois notebooks, duas impressoras multifuncionais, um Data Show, oito câmeras fotográficas digitais, 8 GPS, uma filmadora digital, uma estação total e acesso a internet.

Documentação/ acervos: Guarda a documentação em papel e digital, fotografias em papel e digital, além do acervo dos vestígios arqueológicos dos sítios já explorados.

Usos do espaço e documentação: Na área de análise existe uma exposição dos vestígios arqueológicos usada pelos professores e alunos para desenvolvimento das pesquisas arqueológicas. Usada como referência para as pesquisas e para aulas práticas da graduação.

Laboratório de Ensino e Pesquisa de História da UFRPE (LABHIS - UFRPE)

Site: http://www.lh.ufrpe.br

Localização: Está sediado no Departamento de História da UFRPE. Localizado no Campus de Dois Irmãos, em sala específica para a realização das atividades de pesquisa da graduação e da pós-graduação.

Espaço físico: O Labhis possui uma sala com mais de 25m quadrados divididos em espaços para utilização de computadores, apresentação de vídeos, copa e coordenação.

Equipamentos e recursos: dispõe de 10 computadores de mesa conectados à internet; 01 notebook; mesa de reunião para 10 pessoas, mobiliário completo, TV 42 polegadas; Microsistem com microfone, 03 Datashows, 01 tela para projeção, wifi e ar-condicionado.

Documentação/ acervos: no acervo do Labhis constam uma Biblioteca setorial de História, contendo livros, cerca de 2 mil títulos, e periódicos da área de história, em torno de 10 títulos, entre estas a Revista PAGU e Sociedade e Universidade foram adquiridas por premiação de trabalho.

Também conta com duas coleções de arquivos digializados. Do Arquivo Nacional temos cópia difital de 8 mil documentos do SNI. Do Projeto Resgate, fruto de convênio entre Brasil e Portugual, estão disponíveis para pesquisa documentos digitalizados do arquivo ultramarino português.

Conta ainda com acervo de impressos sobre o sindicato rural. Todos a disposição para pesquisadores da graduação e da pós-graduação.

.Usos do espaço e documentação: a sala do Labhis é utilizada para diversos fins: A utilização dos computadores, todos com acesso à internet, permite a digitação e elaboração de trabalhos, bem como a consulta a fontes de pesquisa digitalizadas. Há uma área destinada para a realização de reuniões dos grupos de pesquisa e dos pesquisadores e bolsistas, além de consulta aos acervos impressos. Dispõe ainda de um espaço para apresentação de vídeos.

Laboratórios de informática

Para os discentes do PGH está disponível uma sala de estudos junto a secretaria do programa. Nela estão disponíveis 3 computadores, 1 impressora e rede wifi para realizar acessos locais. Além de diversos laboratórios de informática de uso geral dos alunos da UFRPE como o do CEGOE, com 40 máquinas, e o da biblioteca, com 10 máquinas.

Todos os Departamentos da UFRPE dispõem de estrutura de laboratório de informática para os alunos de graduação e pós-graduação. Neles estão disponíveis computadores ligados à Internet com acesso ao banco de dados da própria Universidades e de diversos Centros de Pesquisa. O Departamento de História conta com Laboratório de Informática com 10 máquinas e o Departamento de Educação conta com outro com 20 máquinas que podem ser utilizados por docentes e discentes do PGH.

Biblioteca       http://www.sib.ufrpe.br/

Todo o acervo do SIB-UFRPE pode ser consultado e filtrado pelo Catálogo Pergamum através de cinco totens; três no piso térreo, um no primeiro andar e outro no segundo andar. Os totens são utilizados pelos alunos para fazerem pesquisa no acervo, assim como realizarem suas renovações de empréstimo.

Todo esse acervo também pode ser consultado e filtrado pelo Catálogo Online do Pergamum através da internet facilitando a consulta do acervo e a reserva de exemplares.

Em 2015, O acervo SIB-UFRPE era constituído por cerca de 180.000 volumes/itens e 51.674 títulos. Sendo 23.860 livros; 750 obras de referência; 4.865 dissertações; 1.443 teses; 1.934 periódicos. O acervo ainda conta com ainda com 1.539 Materiais Adicionais, tais como DVD, CD-Rom e outros.

Esse quantitativo de títulos do acervo está distribuído nas diferentes áreas do conhecimento como vemos na tabela: ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências Exatas e da Terra 4.602; Ciências Biológicas 5.394; Engenharias 2.026; Ciências da Saúde 1,623; Ciências Agrárias 18.420; Ciências Sociais Aplicadas 11.119; Ciências Humanas 5.911; Linguística, Letras e Artes 2.552; TOTAL de 51.674 títulos físicos.

A busca pelo termo livre 'história' no acervo geral em 2015 apontava 4.245 títulos disponíveis para consulta e empréstimos. Neste número ainda não estão computadas as transferências feias ao longo de 2015 que deverão incorporadas ao catálogo ao longo de 2016.

Frente a dificuldade de manter a biblioteca física atualizada, a direção da Biblioteca Central da UFRPE adotou a estratégia de incorporar a bases de livros digitais. Assim, a esse total de títulos físicos é preciso considerar as bases digitais, algumas abertas, outras vinculadas ao cadastro do discente junto a UFRPE, que estão disponíveis aos docentes e discentes do PGH.

Aqui cabe destacar a bases de periódicos científicos de livre acesso “DOAJ: Directory of Open Access Joournal.” Nesta base a busca pelo termo ‘história’ remete a 36 periódicos científicos de língua portuguesa; já o termo ‘history’ abre acesso a 927 journais em diferentes idiomas.

Já a base de livros digitais “Ebrary - EBRARY Academic Complete™” tem acesso restrito a usuários cadastrados na UFRPE, como o caso de nossos docentes e discentes. Nesta base a busca pelo termo ‘história’ dá acesso a 64.842 livros digitais disponíveis para empréstimos. Já o termos ‘history’ remete a 139.400 documentos em língua inglesa e o termo ‘histoire’ abre para 19.544 títulos em fracês. Todos estes poder ser transferidos via dowload para equipamentos pessoais dos usuários cadastrados.

Outras bases bibliográficas de interesse ao PGH disponíveis para acesso on-line via Biblioteca da UFRPE são:    http://www.sib.ufrpe.br/bases-de-dados

BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, com maior visibilidade a produção científica nacional.

BDTD UFRPE - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, reúne as publicações produzidas pelos programas de Pós-Graduação da UFRPE (Mestrado e Doutorado). Encontramos disponíveis textos completos da obras em formato pdf para download.

Domínio Público - Ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promever amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Scielo - Coleção multidisciplinar de mais de 290 revistas científicas do Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Venezuela e outros países da América Latina.

DOAJ - Diretório de revistas de vários temas disponíveis de forma gratuita na Internet. Reúne quase 5.000 títulos, em vários idiomas, classificadas por temas como astronomia, ciência, medicina, economia, arqueologia, história.

Periódicos CAPES - O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 36 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Ebrary - EBRARY Academic Complete™ é uma biblioteca virtual que oferece acesso à integra de mais de 110.000 livros em formato digital, sem limite de acesso. Cobrindo todas as áreas de conhecimento, a base oferece acesso prático e rápido a livros de mais de 400 das melhores editoras mundiais. Dentre as editoras incluídas na brary™ estão Springer, Wiley, Elsevier, MIT Press e Cambridge University Press.

DOAB – Directory of Open Access Books - A OAPEN Foundation, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de acesso aberto com sede na Biblioteca Nacional da Holanda, desenvolveu o Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB), hoje com 1257 exemplares em formato PDF, alguns deles podem ser adquiridos para acesso com leitores de e-books, exemplo: Access to Knowledge in Brazil: new research on intellectual property, innovation and development.

Scielo Livros - Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP, em parceria com o Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.