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Curso de Doutorado

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Aprovada em outubro de 2018 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a proposta de criação do Curso de Doutorado em História do PGH nº 938/2018 surgiu após o resultado da Avaliação Quadrienal de 2017 da Capes, que atribuiu ao PGH nota 4. Esse conceito resultou de um amplo projeto institucional de forte reestruturação implementado ao longo do quadriênio 2013-2016 pelo corpo docentes do programa, que contou com a ativa colaboração da Pró-reitoria de Pesquisa e Pósgraduação da UFRPE e o acompanhamento da Coordenação de Área da Capes. Na avaliação interna realizada pelos docentes do PGH, após a divulgação da avaliação quadrienal de 2017, a proposição do Curso de Doutorado em História surge como desdobramento natural da qualificação vivenciada pelo programa.

O Curso de Doutorado em História do PGH visa atender a demanda de formação de profissionais altamente qualificados para propor, dirigir e executarpesquisas históricas. Constitui-se assim como uma necessária diversificação no campo da historiografia possibilitando interpretações diversificas dos processos históricos, das práticas culturais, das instituições e das estruturas sociais que se materializam nesse território físico e simbólico nomeado por Nordeste.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

  • História Social da Cultura Regional:

A área de concentração “História Social da Cultura Regional” se insere no esforço de regionalização da produção historiográfica nacional promovido pela área de história na última década. O PGH direciona suas pesquisas para a análise das bases documentais localizadas no seu entorno. Busca a interpretação de temas e processos históricos da região em que está inserido mas sempre estabelecendo as conexões destas fonte, temas e processos históricos com os quadros mais gerais da História do Brasil, da América, África e do Mundo. Temos como horizonte comum das pesquisas do Programa a articulação das referências teóricas e metodológicas da História Social e da História Cultural a dimensão regional dos eventos e processos históricos. Nossas linhas de pesquisa estão articuladas pelo entendimento de que as dinâmicas sociais e suas instituições são construções culturais dos grupos humanos. Entendemos que o estudo histórico desses objetos culturais permitirá interpretar as rupturas e continuidades das práticas e das instituições sociais.

Da História Social incorporamos os referenciais que permitem investigar os grupos sociais e as instituições de poder como construções sociais que se formam e transformam na dimensão social. Nos interessa desenvolver pesquisas que observem as formas de organização da sociedade tais como grupos, classes, corporações e outros, mas também interpretar as suas relações de poder observando as instituições e a cultura política em diferentes espaços regionais e temporalidades.

Da História Cultural acionamos as ferramentas teórico metodológicas que permitem investigar as práticas e as representações socialmente articuladas pelos agentes sociais em diferentes tempo e espaços. As noções de agentes sociais, de campo simbólico, de produção e reprodução de sentidos apontam para a percepção das rupturas e continuidades de processos históricos.

A História Social da Cultura, por nós assumida, observa os objeto sociais – como as instituições, as identidades, as práticas e representações sociais – como construções culturais historicamente localizadas e busca perceber as mudanças e permanências. Ao mesmo tempo, definimos a região como o espaço social onde é possível perceber uma rede de relações, conexões e submissões a um mesmo polo político e cultural. Os temas e objetos históricos, estudados na dimensão regional, nos permitem observar tanto as suas características internas, como a sua distinção em relação a outros espaços. Assim entendida, a área de concentração em História Social da Cultura Regional define como horizonte as pesquisas sobre os grupos sociais, suas instituições, suas práticas e representações culturais na escala da região.

 

LINHAS DE PESQUISA:

  • Cultura, Patrimônio e Memória;
  • Ensino de História e Cultura Regional;
  • Estado, Sociedade e Cultura.

CORPO DOCENTE:

  • Ana Lúcia do Nascimento Oliveira;
  • Emanuela Sousa Ribeiro;
  • Giselda Brito Silva;
  • Jeannie da Silva Menezes;
  • Humberto da Silva Miranda;
  • Kalina Vanderlei Paiva da Silva;
  • Ricardo de Aguiar Pacheco;
  • Suely Creusa Cordeiro de Almeida.