cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Processo Seletivo 2018.2 | Programa de Pós-graduação em História

Processo Seletivo 2018.2

BIBLIOGRAFIA INDICATIVA PARA PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTOS HISTORIOGRÁFICOS

Divulgação preliminar de bibliografia indicativa para a prova escrita das quatro linhas de pesqusia do programa com a fnalidade de estimular os estudos dos futuros candidatos. A bibliografia definitiva da prova escrita será confirmada no Edital e Normas Complementares a ser divugado segundo calendário da PRPPG.

 

Linha de Pesquisa 1 - Cultura, Patrimônio e Memória:

1. LE GOFF, Jacques. Documento Monumento. In: História e Memória. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1990. (Capítulo 10)

2. MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do Patrimônio Cultural: uma revisão de premissas. In: FÓRUM NACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL, 1., 2009, Ouro Preto. Anais...Brasília: IPHAN, 2012. v. 2, t. 1, p. 25-39. Disponível em: < http://www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do?id=4181 >. Acesso: 7 set. 2014

3. OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

4. PESAVENTO, História e História Cultural. Belo Horizonte: Autentica, 2013.

5. POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente, séculos XVIII XXI: do monumento aos valores. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

 

Linha de Pesquisa 2 - Política, Instituições e Identidades:

1. AGNOLIN, Adone. História das religiões: perspectiva histórico-comparativa. São Paulo, Paulinas, 2003. (nova inclusão)

2. ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. História: a arte de inventar o passado. Bauru, SP: EDUSC, 2007.

3. ALMEIDA, Maria das Graças A. Ataíde. A Construção da Verdade Autoritária. São Paulo: Humanitas, 2001.

4. BESSE, Susan K. Modernizando a desigualdade. Reestruturação da ideologia de Gênero no Brasil, 1914-1940. São Paulo: EDUSP, 1999.

5. CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

 

Linha de Pesquisa 3 - Ensino de História e Cultura Regional:

1. BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental). São Paulo: Cortez, 2004.

2. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.

3. HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.

4. HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula. visita à história contemporânea. São Paulo, Selo Negro, 2008.

5. PACHECO, Ricardo de Aguiar. Ensino de História e Patrimônio Cultural: uma trajetória. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco, 2017. v. 1. 148p.

 

Linha de Pesquisa 4 - Estado, Sociedade e Cultura:

1. ALENCASTRO, Luis Felipe. Trato dos viventes: Formação do Brasil no Atlântico sul, séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 2000;

2. BOXER, Charles. Império colonial português. 1415-1825. São Paulo: Companhia das Letras, 2002;

3. ELLIOT, John H. Impérios del mundo Atlántico. España y GranBretaña em América (1492-1830). Madrid, Taurus, 2006;

4. FRAGOSO, João e GOUVÊA, M. F. (orgs.) Na trama das redes: política e negócio no império português, séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010;

5. GRUSINSKI, Serge. AsQuatro partes do mundo: história de uma mundialização. São Paulo: Edusp, 2014.

Tags: