cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Docentes | Programa de Pós-graduação em História

Docentes

Docentes Permanentes:

 

Alcileide Cabral do Nascimento

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Pós-Doutora pela Unicamp-SP (2011). Integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em História e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Publicou A Sorte dos Enjeitados: o combate ao infanticídio e a institucionalização da assistência às crianças abandonadas no Recife (1789-1832), Annablume, 2008 e organizou Cultura, Gênero e HIstória, Ed. UFPE,2008. Tem artigos publicados que tratam do abandono de crianças no Recife, das práticas infanticidas, da maternidade, de gênero e dos movimentos feministas em Recife. Os temas de pesquisa atuais: História do Movimento Feminista, Feminismos, Relações de Gênero,Maternidade, Infância e Políticas Públicas para Infância. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em Gênero (NUPEGE) e integra o Grupo de Estudos em História Social e Cultural (GEHISC), ambos sediados na UFRPE. Faz parte do Conselho Consultivo da Direção da ANPUH -PE, gestão 2014-216. Assumiu a vice-direção do Departamento de História da UFRPE em março de 2015. 

Ana Lucia do Nascimento Oliveira

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em História com área de concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em História com área de concentração em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do conselho editorial da revista CLIO Arqueológica da Universidade Federal de Pernambuco, da Revista CANINDÉ da Universidade de Sergipe e da Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em História, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história e patrimônio, história do brasil colonial, história de pernambuco, arqueologia histórica e arqueologia do NE do Brasil.

Bruno Martins Boto Leite

Curriculo Lattes

Academia.com

Terminou seus primeiros estudos no Lycée François Villon de Paris, França. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em história social pela UFRJ (2006) e Doutorado em história pelo Istituto Universitario Europeo de Florença, Itália (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura na época moderna (séculos XV-XVI-XVII), atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Intelectuais, História da astronomia/astrologia em Portugal na época moderna, História da filosofia e da ciência em Portugal e na Europa na época moderna e história da educação no mesmo contexto. Desde 2017, trabalha como professor de "História Moderna" na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Carlos André Silva de Moura

Currículo Lattes

Google Acadêmico

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE). Desenvolve estágio de Pós-doutorado no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio como Pesquisador Visitante Sênior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS - UL). Doutor em História na UNICAMP, com estágio doutoral como Investigador Visitante Júnior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS - UL), Mestre em História Social da Cultura Regional na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, graduado em Licenciatura em História na mesma instituição. É professor do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Religiões, História Contemporânea, História do Portugal Republicano, História do Brasil e História do Brasil República. Atualmente se dedica a pesquisas sobre a História das Religiões, as histórias cruzadas entre intelectuais portugueses e brasileiros durantes o movimento de Restauração Católica, as aparições marianas no mundo luso-brasileiro, as relações internacionais entre Brasil e Portugal no início do século XX, os espaços de sociabilidade e o ensino de história. É coordenador do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR) e membro da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. É membro e componente da atual direção (2015 - 2018) do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR).

Emanuela Sousa Ribeiro

Currículo Lattes

Google Acadêmico

Professora Adjunta IV do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pernambuco desde 2009. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Mestra em História, pela mesma Universidade (2003). Bacharel em História pela Universidade Federal do Maranhão (2000). Atua na área de Documentação Museológica, Patrimônio Cultural de C&T, Gestão Pública de Museus e do Patrimônio Cultural.

Gian Carlo de Melo Silva

Currículo Lattes

Licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2005). Mestre em História Social da Cultura Regional pela mesma instituição (2008). Doutor em História do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014) e Professor Adjunto dos Cursos de História da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Imperial atuando principalmente com os seguintes temas: História da Escravidão, História da Família, História das Mestiçagens, História do Cotidiano, Documentação Eclesiástica e História da Igreja Católica, Sociedade Colonial e Imperial. Possuí dissertação e doutorado com fontes eclesiásticas de batismos e casamentos, sobre o Pernambuco em fins do século XVIII e início do XIX. Desenvolve estudos sobre Alagoas através dos projetos de Pesquisas "História da Escravidão em Alagoas" que abrange os séculos XVIII e XIX. Leciona disciplinas de Brasil Colônia e Brasil Império no curso de Licenciatura e Bacharelado em História. Ainda é professor do curso de Lic. em Pedagogia - EAD - UAB, atuando nas disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de História I e II. Professor do Curso de Pós Graduação em História da UFAL, atuando na linha História Social. Atualmente é coordenador do PPGH em seu segundo biênio (2016-2018). Foi Coordenador do PIBID-História do Campus A.C. Simões entre os anos de 2013 e 2016. Líder do Grupo de Pesquisa NESEM (Núcleo de Estudos Sociedade, Escravidão e Mestiçagens - séc XVI-XIX) que faz parte da Rede de Grupos de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens sediada na UFMG.

Giselda Brito Silva

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Formação: Graduada em Licenciatura em História pela UNICAP (1990), Mestre em História pela UFPE (1996), Doutora em História pela UFPE (2002) e Pós Doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL, 2011); Atuação no Ensino Superior: Docente do Curso de Licenciatura em História (Modalidade Presencial e a Distância) e da Pós-graduação em História Social da Cultura Regional no Departamento de História da UFRPE; Pesquisa e Extensão: É Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado "Grupo de Estudos e Pesquisas da História e do Ensino de História: abordagens da política cultural no tempo presente". No Grupo desenvolve pesquisas em torno do Projeto de Pesquisa "A COLONIZAÇÃO NA ÁFRICA NO SÉCULO XX: as práticas discursivas e educativas dos doutrinadores do Império Português"; Experiência na Administração e outros trabalhos no Ensino Superior: Foi Coordenadora da Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional (2006-2008) Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em História (2013-2015 Atuação nos Conselhos Superiores, NDE e Colegiados de Cursos Avaliadora do INEP/MEC (Institucional e de Cursos). 

Gustavo Acioli Lopes

Currículo Lattes

Google Acadêmico

É graduado em História pela UPFE. Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2008). Foi bolsista do Programa de Formação de Quadros do CEBRAP e bolsista da CAPES de pós-doutorado realizado na FFLCH/USP. É professor adjunto de História Econômica da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro colaborador do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB e membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil colônia, tráfico de escravos, economia atlântica moderna e economia colonial.

 

Jeannie da Silva Menezes

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1994) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), bem como o Mestrado em História também pela UFPE (2001). Atualmente é professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do conselho editorial da revista Sophie, além de integrar o corpo docente do Programa de Pós-graduação em História da Cultura Regional. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, direito, justiça e burocracia.

Humberto da Silva Miranda

Currículo Lattes

Google Acadêmico

Possui graduação em História (2005) e mestrado em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008). Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Professor do Departamento de Educação da UFRPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE e do Programa Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/Fundaj) e membro dos Grupos de Pesquisa intitulado Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas e do Grupo de Estudos em História Social e Cultural. Integra a Comissão de Direitos Humanos da UFRPE e coordena o Programa Escola de Conselhos de Pernambuco/Laboratório de História das Infâncias do Nordeste, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atualmente, também representa a Região Nordeste na Rede Nacional de Escolas de Conselhos.

Kalina Vanderlei Paiva da Silva

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

possui graduação em História (1996), mestrado em História (1999) e doutorado em História (2003) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada da Universidade de Pernambuco, leciona História da América no Curso de História (Campus Mata Norte) e História Social no Mestrado Multidisciplinar em Hebiatria (Campus Camaragibe), atuando ainda como Coordenadora Setorial de Pesquisa do Campus Mata Norte. Com vários artigos e livros publicados, realiza investigações em parceria com o Departamento de História Medieval, Moderna e Contemporânea da Universidade de Salamanca, Espanha, inserida no Grupo de Investigación BRASILHIS-Historia de Brasil y el Mundo Hispánico en perspectiva comparada. Também é Professora do Mestrado em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, além de coordenadora do SICONP/CNPq/UPE-Sistema de Consulta Prosopográfica (http://www.projetosiconp.org), e do GEHSCAL - grupo de estudos em História Sociocultural da América Latina.

Maria Ângela de Faria Grillo

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Doutora em História, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHHSS),em 2005. Integra o corpo docente do Cursos de Licenciatura e do Curso de Mestrado em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social e Cultural e Ensino de História com publicações no Brasil, em Portugal e na Inglaterra, trabalhando principalmente com os seguintes temas: ensino de história, história das mulheres, história social, história cultural e patrimônio. Pesquisa junto aos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Cultural (NUPEHC) sediado na UFF e Grupo de Estudos em História Social e Cultural (GEHISC), sediado na UFRPE. Orientadora de Mestrado. 

Natanael Duarte de Azevedo

Currículo Lattes

Google Acadêmico

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba. Possui o título de Mestre em Letras pelo mesmo Programa de Pós-graduação. Tem experiência na área de Literatura e Linguística, com ênfase em Literatura brasileira e portuguesa do século XIX, Linguística saussuriana, Psicanálise lacaniana e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura luso-brasileira do século XIX, interface linguística e psicanálise, movimentos de linguagem, cinema, linguística e psicanálise, sujeito. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Pernambuco e atua nos cursos de graduação das Engenharias na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE) e no Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE.

Ricardo de Aguiar Pacheco

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Possui Doutorado em História (2004), Mestrado em História (1998) e Licenciatura em História (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco lecionando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em História e Mestrado em História. Tem experiência nas áreas de História e de Educação. Orienta pesquisas com ênfase em representações e práticas sociais, patrimônio cultural, memória social, ensino de história, educação em museus e história da educação. Pesquisador no Memorial da UFRPE; Coordenador do PGH/UFRPE; Coordenador do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social. Coordenador dos Projetos: Observatório do Ensino de História em Pernambuco (financiamento CAPES); O museu como lugar de aprendizagem (financiamento CNPq e FACEPE); Exposição de Ciência e Tecnologia em Camaragibe (financiamento CNPq). (Bolsista Obeduc/Capes).

Suely Creusa Cordeiro de Almeida

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Suely Creusa Cordeiro de Almeida é doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com bolsa sanduíche pela Universidade Clássica de Lisboa em 2003. Realizou o Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa em 2009. Integra o corpo docente da Graduação e Pós-Graduação do Curso de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. É autora de artigos e livros. Atualmente dedica-se ao estudo das dinâmicas sociais entre Pernambuco, Angola e Portugal no século XVIII. 

Tiago da Silva Cesar

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Doutor em História pela Universidade de Córdoba, UCO, Espanha (2010). Título revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2011). Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS (2014). Licenciado em História pela UNISINOS (2003). Tem formação teórica e prática na área da documentação digital e eletrônica, tendo trabalhado em arquivos históricos no Brasil e na Espanha. Dedica-se à história contemporânea do Brasil e da Espanha, com ênfase na história social das instituições punitivas, sistemas carcerários e polícia. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a formação da rede carcerária no Rio Grande do Sul e Pernambuco imperial (1850-1889). Professor do Curso de História da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição. Editor da revista História Unicap (ISSN 2359-2370), e da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (ISSN 2175-3423), Coordenador do Projeto de Pesquisa: A formação da rede prisional pernambucana durante o Império (1850-1889), Coordenador do Projeto de Extensão: Resgate do acervo documental da Santa Casa de Misericórdia do Recife, e Coordenador e professor da Especialização em História do Nordeste do Brasil (5ª Turma). Sócio da ANPUH desde 2012, e da Asociación de Estudios de Ciencias Sociales y Humanidades desde 2005.

Vicentina Maria Ramires Borba

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lecionando nos cursos de Graduação e no Programa de Mestrado em História dessa Universidade. Desenvolve estudos relacionados a gêneros textuais, produção de textos, análise crítica de discursos, avaliação, gênero e prática pedagógica. Tem desenvolvido também pesquisas relacionadas à produção de discursos no meio urbano e rural, especialmente no contexto do trabalho feminino. Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada na UECE.

Wellington Barbosa da Silva

Curriculo Lattes

Google Acadêmico

Possui graduação (1992), mestrado (1996) e doutorado em História (2003) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: polícia, escravidão, cadeias e criminalidade.

Docentes Colaboradores:

 

Maria Emilia Vasconcelos dos Santos

Currículo Lattes

Pós-doutoranda em História pela UFPE (2015). Doutora em História Social (Unicamp, 2014). Mestra e Licenciada em História (UFPE, 2007 e 2003). Realizou Estágio Sanduíche na Vanderbilt University (USA), com Bolsa CAPES. Atualmente é professora da graduação em História e do Mestrado em História da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e do Programa de Pós-graduação da UFRPE. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Gênero (NUPEGE), do Laboratório de Estudos e Intervenções em Patrimônio Cultural e Memória Social (LEPAM) e no Grupo de pesquisa O Mundo Atlântico, da UFPE. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalhadores de engenhos, Abolição, Pós-Abolição, Relações de Gênero e Relações Étnico raciais.

Mariana Zerbone Alves de Albuquerque

Currículo Lattes

Google Acadêmico

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), graduação em Graduação Sanduiche - Technische Universitat Berlin (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado pela em Geografia Humana pela USP (2009). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas:produção do espaço, dinâmica sócio-espacial, relação rural-urbano e espaços livres públicos.

Suely Cristina Albuquerque de Luna

Curricuo Lattes

Google Acadêmico

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco(1982), especialização em Geoprocessamento aplicado à Cartografia pela Universidade Federal de Pernambuco(1995), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco(1990) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco(2001). Atualmente é Professor Adjunto 2 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Membro da Comissão Editorial da Rev. Canindé da Universidade Federal de Sergipe, Membro de corpo editorial da CLIO. Série Arqueológica (UFPE), Membro de corpo editorial da Canindé (MAX/UFS), Membro de corpo editorial da REVISTA DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA e da Prefeitura da Cidade do Recife. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica. Atuando principalmente nos seguintes temas:ANÁLISE CERÂMICA, PRÉ-HISTÓRIA DO NORDESTE DO BRASIL, Tecnologia Cerâmica.