Disciplinas

Matriz de Disciplinas a partir de 2016.2

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (para todas as linhas)

  • Historiografia (PHIS7340​) Ementa: Analisar a produção do conhecimento historiográfico destacando as características das principais escolas teóricas. Identificar os marcos delimitadores da História Social da Cultura. Debate acerca da produção historiográfica atual identificando debates e tendências contemporâneas na área da História Social da Cultura.
  • Metodologia da Pesquisa Histórica (PHIS7341) Ementa: Discussão sobre os projetos de pesquisa em desenvolvimento na turma e as características do desenvolvimento do trabalho científico no campo da história: elaboração dos problemas historiográficos, definição dos métodos de pesquisa histórica, divulgação dos resultados da pesquisa histórica. Estudo das metodologias da pesquisa histórica: a crítica documental, a heurística e a hermenêutica, a interdisciplinaridade. Operacionalização dos conceitos da História Social da Cultura nas pesquisa em desenvolvimento, tais como: grupos sociais, movimentos sociais, identidades sociais, memória social, cultura e outros.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS (para todas as linhas)

  • Cultura, Patrimônio e Memória I (PHIS7342) Ementa: Estudo sistemático das obras clássicas que utilizam o conceito de cultura. Identificação do impacto do conceito de cultura no campo da história social.  Debate acerca dos desdobramentos teóricos da História Cultural.
  • Cultura, Patrimônio e Memória II (PHIS7343) Ementa: Estudo sistemático das pesquisas que abordam o campo do patrimônio cultural.  Percepção dos caminhos pelos quais o patrimônio cultural se torna objeto da história social da cultura. Identificação das metodologias para o estudo histórico do patrimônio cultural
  • Cultura, Patrimônio e Memória III (PHIS7344) Ementa: Estudo sistemático dos estudos que abordam a dimensão social memória. Diferenciação e aproximação dos conceitos de história, como processo social e campo acadêmico,  dos conceitos de memória social como representação do passado. Identificação das estratégias metodológicas de estudo histórico do fenômeno da memória.
  • Cultura, Patrimônio e Memória IV (PHIS7345) Ementa: Estudo sistemático dos autores da história cultura identificando a particularidade deste campo da produção historiográfica. Estudo de obras da historiografia recente que exploram temas e objetos na abordagem da história cultural. Identificação das metodologias de pesquisa do campo da história cultural.
  • Política, Instituições e Identidades I (PHIS7346) Ementa: Estudo dos conceitos centrais da História em sua relação com a política, as instituições e as identidades.
  • Política, Instituições e Identidades II (PHIS7347) Ementa: Estudos dos contextos da produção historiográfica brasileira e sua correlação com a produção da História Política, da História das Instituições e da História das Identidades. As fontes manuscritas, arquiteturas, monumento, imagens, cartografias e as múltiplas linguagens passíveis de análise para produção do conhecimento histórico.
  • Política, Instituições e Identidades III (PHIS7348) Ementa: Reflexão sobre a História da Cultura Política no Brasil e no mundo em suas práticas institucionais e a construção das identidades.
  • Política, Instituições e Identidades IV (PHIS7350) Ementa: Análise das abordagens clássicas, modernas e contemporâneas da História e suas conexões com a política, as instituições, as identidades e as relações de gênero.
  • Ensino de História I (PHIS7365) Ementa: Estudos da bibliografia clássica do campo do ensino de história na educação básica. Estruturação dos conceitos centrais do campo do ensino e sua interface com o campo da história. Investigação dos problemas clássicos para o campo do ensino de história na educação básica.      
  • Ensino de História II (PHIS7366) Ementa: Estudos da bibliografia contemporânea do campo do ensino de história na educação básica. Investigação dos modelos teóricos do campo do ensino adequados a difusão do conhecimento histórico. Identificação dos problemas contemporâneos do ensino e seus desdobramentos para o campo da história.
  • Ensino de História III (PHIS7367) Ementa: Estudos dos teóricos da educação e seus desdobramentos para o ensino da história na educação básica e na formação de professores de história. Estruturação dos conceitos centrais do área de educação e sua interface com a área de história. Investigação dos problemas de pesquisa do campo da educação e sua aplicabilidade ao campo do ensino de história.
  • Ensino de História IV (PHIS7368) Ementa: Estudos das metodologias do ensino e sua aplicabilidade no campo do ensino de história. Estruturação de metodologias adequadas aos objetivos, conceitos e conteúdos do ensino de história. Investigação sobre a aplicabilidade de metodologias de ensino ao ensino de história.'
  • História do Mundo Moderno I (PHIS7370) Ementa: Estudo dos conceitos centrais da História em sua relação com o Mundo Moderno e as dinâmicas coloniais
  • História do Mundo Moderno II (PHIS7371) Ementa: Estudo dos contextos da produção historiográfica nacional e estrangeira sobre a formação dos elementos fundantes da Modernidade, com ênfase nas conexões dos processos políticos com as transformações socioeconômicas e culturais que se observam no período. Pretende-se discutir e historicizar os conceitos, temas e processos fundamentais da história moderna, tais como a emergência do humanismo e das reformas, católicas e protestantes, o surgimento e consolidação de uma economia mercantil e a paulatina hegemonia dos grupos mercantis, a subordinação de espaços e povos não-europeus à dominação europeia, a chamada revolução científica e suas consequências, a formação das cortes e os processos de laicização do Estado, que consistem em elementos de relevo e importância para a compreensão do que entendemos ser o Mundo Moderno
  • História do Mundo Moderno III (PHIS7372) Ementa: Estudo de diferentes abordagens de fontes e metodologias para o estudo da História do Mundo Moderno.
  • História do Mundo Moderno IV (PHIS7373) Ementa: Análise das diferentes abordagens – cultural, social, política e econômica – presentes na história da época moderna e colonial.

  • Tópicos especiais (PHIS7369) Ementa: Estudo sistemático de obras específicas do campo da história social da cultura regional. 

 

OFERTA SEMESTRAL DE DISCIPLINAS:

2017.1

2017.2