cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Dissertation Writing service Buy Dissertation Online Cheap dissertation writing Cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap essay writing Essay Writing Service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing service cheap dissertation writing cheap dissertation writing cheap essay writing service cheap dissertation writing service cheap essay writing cheap essay writing service cheap essay writing cheap essay writing Disciplinas | Programa de Pós-graduação em História

Disciplinas

Matriz de Disciplinas a partir de 2016.2

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (para todas as linhas)

  • Historiografia Ementa: Analisar a produção do conhecimento historiográfico destacando as características das principais escolas teóricas. Identificar os marcos delimitadores da História Social da Cultura. Debate acerca da produção historiográfica atual identificando debates e tendências contemporâneas na área da História Social da Cultura.
  • Metodologia da Pesquisa Histórica Ementa: Discussão sobre os projetos de pesquisa em desenvolvimento na turma e as características do desenvolvimento do trabalho científico no campo da história: elaboração dos problemas historiográficos, definição dos métodos de pesquisa histórica, divulgação dos resultados da pesquisa histórica. Estudo das metodologias da pesquisa histórica: a crítica documental, a heurística e a hermenêutica, a interdisciplinaridade. Operacionalização dos conceitos da História Social da Cultura nas pesquisa em desenvolvimento, tais como: grupos sociais, movimentos sociais, identidades sociais, memória social, cultura e outros.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS (para todas as linhas)

  • Tópicos Especiais em Cultura, Patrimônio e Memória I Ementa: Estudo sistemático das obras clássicas que utilizam o conceito de cultura. Identificação do impacto do conceito de cultura no campo da história social.  Debate acerca dos desdobramentos teóricos da História Cultural.
  • Tópicos Especiais em Cultura, Patrimônio e Memória II Ementa: Estudo sistemático das pesquisas que abordam o campo do patrimônio cultural.  Percepção dos caminhos pelos quais o patrimônio cultural se torna objeto da história social da cultura. Identificação das metodologias para o estudo histórico do patrimônio cultural
  • Tópicos Especiais em Cultura, Patrimônio e Memória III Ementa: Estudo sistemático dos estudos que abordam a dimensão social memória. Diferenciação e aproximação dos conceitos de história, como processo social e campo acadêmico,  dos conceitos de memória social como representação do passado. Identificação das estratégias metodológicas de estudo histórico do fenômeno da memória.
  • Tópicos Especiais em Cultura, Patrimônio e Memória IV  Ementa: Estudo sistemático dos autores da história cultura identificando a particularidade deste campo da produção historiográfica. Estudo de obras da historiografia recente que exploram temas e objetos na abordagem da história cultural. Identificação das metodologias de pesquisa do campo da história cultural.
  • Tópicos Especiais em Política, Instituições e Identidades I Ementa: Estudo dos conceitos centrais da História em sua relação com a política, as instituições e as identidades.
  • Tópicos Especiais em Política, Instituições e Identidades II Ementa: Estudos dos contextos da produção historiográfica brasileira e sua correlação com a produção da História Política, da História das Instituições e da História das Identidades. As fontes manuscritas, arquiteturas, monumento, imagens, cartografias e as múltiplas linguagens passíveis de análise para produção do conhecimento histórico.
  • Tópicos Especiais em Política, Instituições e Identidades III Ementa: Reflexão sobre a História da Cultura Política no Brasil e no mundo em suas práticas institucionais e a construção das identidades.
  • Tópicos Especiais em Política, Instituições e Identidades IV Ementa: Análise das abordagens clássicas, modernas e contemporâneas da História e suas conexões com a política, as instituições, as identidades e as relações de gênero.
  • Tópicos especiais em Ensino de História I Ementa: Estudos da bibliografia clássica do campo do ensino de história na educação básica. Estruturação dos conceitos centrais do campo do ensino e sua interface com o campo da história. Investigação dos problemas clássicos para o campo do ensino de história na educação básica.      
  • Tópicos especiais em Ensino de História II Ementa: Estudos da bibliografia contemporânea do campo do ensino de história na educação básica. Investigação dos modelos teóricos do campo do ensino adequados a difusão do conhecimento histórico. Identificação dos problemas contemporâneos do ensino e seus desdobramentos para o campo da história.
  • Tópicos especiais em Ensino de História III Ementa: Estudos dos teóricos da educação e seus desdobramentos para o ensino da história na educação básica e na formação de professores de história. Estruturação dos conceitos centrais do área de educação e sua interface com a área de história. Investigação dos problemas de pesquisa do campo da educação e sua aplicabilidade ao campo do ensino de história.
  • Tópicos especiais em Ensino de História IV Ementa: Estudos das metodologias do ensino e sua aplicabilidade no campo do ensino de história. Estruturação de metodologias adequadas aos objetivos, conceitos e conteúdos do ensino de história. Investigação sobre a aplicabilidade de metodologias de ensino ao ensino de história.'

Oferta Semestral de Disciplinas:

2017.1

2017.2